Nesta sexta-feira, 8 de novembro de 2024, aconteceu o lançamento oficial do primeiro livro do poeta e artista palmarense Guilherme Borba cujo o título é Março, pela editora Minimalismos, na Biblioteca Municipal Fenelon Barreto da cidade dos Palmares. O autor já é conhecido por suas obras como artista plástico no segmento da pintura, onde uma amostra de suas obras foram expostas também na ocasião da celebração do lançamento seu primeiro livro, em uma noite de celebração descontraída junto com familiares e amigos.
Como mestre de cerimônia foi convidado o historiador Basílio dos Palmares que exaltou a obra do novo escritor palmarense. Guilherme Borba fez seus agradecimentos e logo após fez a leitura de alguns de seus poemas para todos os presentes no evento. A empresária Carla Albert do Colégio e Curso Real onde Guilherme estudou, foi convidada para fazer uma fala no evento, onde a mesma expressou estar muito orgulhosa do seu ex-aluno que vem seguindo a carreira artística e literária. Um grande momento de emoção, foi o a fala da também convidada para discursar, a escritora e poetisa Ana Júlia Carneiro, que é um dos destaques da nova geração de escritores palmarenses.
O historiador Basílio dos Palmares foi o mestre de cerimônia do evento.
A empresária e empreendedora do segmento da educação, Carla Albert, fala da emoção de ver seu ex-aluno se projetando no segmento artístico e literário.
A escritora e poetisa palmarense Ana Júlia Carneiro, foi uma das convidadas que abrilhantaram o evento, onde fez uma fala que emocionou a todos.
A cidade dos Palmares, conhecida como “Terra dos Poetas”, bem como a “Atenas Pernambucana”, devido sua diversidade cultural e berço de grandes escritores, poetas, artistas e pessoas ilustres do estado de Pernambuco. E Guilherme Borba nascido em Palmares – Pernambuco, é fruto de uma nova geração de escritores e artistas da cidade dos Palmares, faz jus a sua “veia artística” hereditária, pois é sobrinho-bisneto de Hermilo Borba Filho, que foi escritor, crítico literário, jornalista, advogado, romancista, dramaturgo, diretor, teatrólogo e tradutor brasileiro, um dos filhos ilustres da cidade dos Palmares que hoje dá nome a Fundação de Cultura da cidade dos Palmares, Casa da Cultura Hermilo Borba Filho.
Guilherme Borba, 28 anos, nasceu em Palmares, zona da mata pernambucana. Tem como tríade em seu trabalho, o corpo, a cidade e a liberdade em seus desdobramentos políticos, culturais, sociais, eróticos e místicos. Guilherme fala da emoção de fazer parte desse universo tão fortemente enraizado na cultura da cidade dos Palmares. – “Na terra dos poetas, na Atenas pernambucana, numa cidade culturalmente potente, lançar esse livro de poesia (Março) fortalece uma educação dos sentidos. Aduba essas raízes, fomenta o crescimento artístico dessa árvore chamada cultura, até porque criar é um ato político, e fazer esse evento, embora singelo, expondo a palavra e a pintura, ambas formas de eu estar no mundo, creio que haja muita paixão e sobretudo verdade nisso. E por isso compartilho.” – disse o autor.
Na parte final do evento Guilherme Borba autografou e fez dedicatórias em exemplares do livro Março, adquiridos pelo público presente na noite de lançamento na Biblioteca Municipal Fenelon Barreto.
O presidente da Câmara de Vereadores dos Palmares em exercício, o senhor Fernando Augusto Godoi de Freitas Souza e Silva – Godoy de Bartô que apoiou o lançamento do livro de Guilherme Borba, exalta a importância de se fomentar a cultura e novos artistas que projetam a cidade dos Palmares através de suas obras.
Para conhecer outros trabalhos do artista, acesse o Instagram do Guilherme Borba: @guilhermefborba.