Academia Palmarense de Letras – APLE, participa de Sessão Legislativa – Câmara Municipal de Palmares

Academia Palmarense de Letras – APLE, participa de Sessão Legislativa

Publicado em 08 de maio de 2024, por ASCOM Câmara Palmares | Categoria: Destaque

 

Na sessão da última terça-feira, dia 7, a Câmara de Vereadores dos Palmares, recebeu membros da Academia Palmarense de Letras, que vieram divulgar o evento dos 10 anos de inauguração da Academia, que ocorre nesta quinta, dia 9. Estiveram presentes, os acadêmicos: A presidente da APLE, Conceição Ramos (que ocupa a cadeira 32, como patrono Jayme de Castro Montenegro), Vilmar Carvalho (ocupa a cadeira 18, como Patrono Fábio Coelho da Silva), Lenivaldo Lima (ocupante da cadeira 12, como Patrono Genésio de Oliveira Cavalcanti) e Marcos Mayer (que ocupa a cadeira 27, com o Patrono Fenelon Barreto).

Em 02 de outubro de 1882, um grupo de cidadãos letrados fundaram um Clube Literário. Formado por uma biblioteca e um salão literário, o Clube começou com 111 sócios e passou a servir de referência à municipalidade, considerando a importância de seu acervo de livros, a publicação de jornais e a agenda de seu salão literário sempre aberto para conferencistas e palestrantes locais ou vindos de fora, da capital Recife e demais capitais do país. Quando o Clube de Palmares formou-se, o Brasil era uma monarquia, por isso, nas primeiras décadas, ele foi testemunha da Abolição da Escravidão e da Proclamação da República, reunindo os primeiros intelectuais, escritores e poetas da cidade, começando daí a tradição literária que marca a reconhecida história da Terra dos Poetas.

Jornal do Clube Literário de Palmares

Jornal do Clube Literário de Palmares – Publicação de 23 de outubro de 1898.

Entre 1882 e 1910, o Clube Literário de Palmares foi um clube de letras. Formado por uma biblioteca e um salão literário, ao longo dos anos vinte foi transformado num clube de recreio. Foi retomado no início dos anos 1930, porém, retornou à condição de clube de festas e bailes, perdurando por mais três décadas. Somente em 1968, retornou na condição de Biblioteca Pública Fenelon Barreto, marcando para sempre a história e a memória cultural e literária de Palmares.

 

 

Em 2014 a Academia Palmarense de Letras – APLE, foi fundada buscando resgatar toda herança cultural literária, a qual sempre foi tão significativa na cidade dos Palmares – PE. Cujos objetivos principais da instituição são:

  • Promover as letras nacionais;
  • Debater as principais ideias que interessavam à sociedade;
  • Incentivar o intercâmbio com instituições congêneres e demais entidades;
  • Levantar a bandeira da instrução e do ensino da leitura e escrita;
  • Disponibilizar livros estrangeiros e nacionais, pela montagem de acervo da literatura clássica e moderna;
  • Publicar e apoiar a publicação de periódicos locais.

O legislativo palmarense entende que a Academia Palmarense de Letras é uma instituição que fortalece e eleva a cultura da nossa cidade, e parabeniza a APLE pela sua primeira década de existência e resistência cultural.